Conheça a importância de uma empresa júnior para o desenvolvimento de um jovem universitário

Publicado em 07/12/2015

Passar por uma empresa júnior é muito importante para um aluno da Graduação, saiba por quê.

Participar de uma empresa júnior proporciona ao estudante de graduação uma experiência enriquecedora para sua bagagem profissional, pois é na EJ que o estudante poderá colocar em prática o que se foi aprendido na sala de aula. Proporciona um melhor desenvolvimento profissional, fazendo com que o jovem passe a desenvolver e encontrar características que o mesmo não percebia que tinha.

Dentro da Empresa Júnior o estudante desenvolverá atividades iguais ou até mesmo maiores do que poderá desenvolver quando estiver no mercado de trabalho, pois como toda empresa o mesmo terá que apresentar resultados, ideias, projetos que contribuam para a EJ. Ser empresário júnior é ter autonomia, poder ter a oportunidade de liderar e de trabalhar em seus próprios projetos. A EJ faz com que o estudante conheça diferentes áreas de atuação, proporcionando que o mesmo possa escolher com maior assertividade a área que deseja trabalhar.

Se formos analisar o contexto, podemos dizer que as competências que se destacam em quem participa de uma empresa júnior são: Dedicação, paixão, persistência e aprendizado contínuo. O aluno passa a conviver com problemas reais, onde ele apesar de pouca idade terá que procurar soluções para resolver as questões. É na EJ também que muitos estudantes conseguem melhorar a sua oratória, seu espírito de liderança e sua criatividade, além de aumentar o networking profissional.

É o momento que o jovem ainda pode errar e não sofrer retaliações, diferentemente de muitos estágios e empregos, onde não se tem muita abertura no contexto competitivo atual. Diante de uma educação retrógada que está parada no tempo, a empresa júnior atua como uma grande aliada para os que querem se desenvolver com uma qualidade superior aqueles que saem apenas com o diploma na mão e saem melhor preparados para atuar em grandes empresas que buscam um ambiente mais jovial.

Para quem ingressou na Universidade, é recomendável não perder a oportunidade de trabalhar numa empresa Junior, pois quem entra só tem a ganhar (menos no lado financeiro, pois é trabalho voluntário). Na EJ que faço parte, por exemplo, a Projetos Consultoria Júnior, todos os membros fizeram vários cursos por conta da empresa.
Agora, 2 recados especialmente para os jovens que estão lendo esse artigo:
Lembre-se: “O seu futuro é você quem faz, então, que seja este o seu primeiro grande desafio!” Não seja mais um no mercado de trabalho, faça a diferença, aceite este desafio, entre em uma Empresa Junior!!!

Propesq Propesq

Prédio da Reitoria na Pró-Reitoria de Pesquisa - UFRN, CEP: 59072.970 - Natal/RN
Contato: +55 (84) 3215-3389 / E-mail: empreend@reitoria.ufrn.br