UFRN é destaque no empreendedorismo júnior do RN

Publicado em 04/04/2017

O presidente da Federação das Empresas Juniores do Rio Grande do Norte, Kelvin Venâncio, apresentou à reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Angela Maria Paiva Cruz, um balanço dos números alcançados pelas empresas federadas no estado. O encontro aconteceu na sede da Reitoria na manhã desta segunda-feira, 3, momento em que o presidente da Federação apresentou as linhas gerais da campanha Contrate uma EJ, iniciativa que será desenvolvida em todo o território nacional, durantes os dias 6 e 12 de abril.

Pioneira no empreendedorismo júnior no Rio Grande do Norte, a UFRN ainda detém números de destaque. Um deles indica que, das 16 empresas associadas à federação em 2016, 13 estão vinculadas à universidade. Além disso, para 2017, cerca de 90% do lucro esperado pelas EJs serão de empresas atreladas aos cursos da UFRN. Também para este ano, mais de 80% dos 250 projetos esperados serão de empresas júnior da Universidade Federal.

Segundo ranking da Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior), a UFRN está entre as 20 melhores universidades empreendedoras do país, em um levantamento que engloba seis eixos, dentre os quais inovação, internacionalização e extensão. Para Kelvin Venâncio, a atuação da UFRN é fundamental para a viabilidade do cenário das empresas juniores no Estado.

“Aqui nós temos mais de 400 empresários juniores distribuídos por 25 cursos da graduação. O contexto da UFRN, de apoio a essa iniciativa, a coloca em papel principal, de destaque. Para termos ideia do grau de influência, a própria legislação que nos rege, a Lei Federal 13.267/2016, tem seu texto baseado na regulamentação interna da UFRN”, afirmou o presidente da Federação, fazendo referência à Resolução do Consepe 161/2008, que regulamenta o funcionamento das Empresas Juniores e cria a Central de Empresas Juniores da UFRN.

Em alusão à campanha Contrate uma EJ, a reitora da UFRN gravará um depoimento no qual falará a respeito da importância das empresas juniores para a sociedade, bem como evidenciando o apoio da Instituição. “O empreendedorismo e a inovação são temas recorrentes nas ações da nossa gestão, situação que nos faz refletir sobre a relevância da atuação de uma federação para dar suporte e orientação para as EJs”, destacou a gestora. A reunião contou ainda com integrantes das equipes da Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq) e da Secretaria de Projetos.

Propesq Propesq

Prédio da Reitoria na Pró-Reitoria de Pesquisa - UFRN, CEP: 59072.970 - Natal/RN
Contato: +55 (84) 3215-3389 / E-mail: empreend@reitoria.ufrn.br